Hoje vamos ver os vermes de corpo achatado que são
chamados de platelmintos, que geralmente tem a forma de uma fita.
Os platelmintos que causam doenças aos seres humanos, como a tênia, são vermes parasitas que vivem as custas de outros animais.Porém existem vários platelmintos que vivem livremente e podem
ser encontrados em ambientes aquáticos – na água do mar ou na água doce – ou na
terra úmida. Um exemplo são as planárias.
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/platelmintos.php
As planárias possuem ocelos na cabeça e são hermafroditas, porém são necessários dois indivíduos para a reprodução, apesar de também poderem fazer a reprodução assexuada. Locomovem-se através de cílios e possuem a boca na região ventral. Tem um sistema digestório incompleto assim como todos os platelmintos.
Fonte: http://frigideira.soubh.com.br/2013/08/30/as-dietas-mais-malucas-do-mundo/
As tênias são platelmintos formados por cabeças com ventosas e grande número de segmentos do corpo chamados proglotes. São hermafroditas e cada proglote tem tanto testículos quanto útero. Pratica a autofecundação, na qual o segmento fecundado se desprende e sai cheio de ovos pelas fezes do hospedeiro. As tênias podem causar duas doenças nos seres humanos: a teníase (quando ela vive no intestino) ou a cisticercose (quando os ovos dela se instalam na musculatura).
Outro platelminto que causa doenças nos humanos é o esquistossomo, que tem sexos separados e vivem nas veias do fígado e do intestino delgado do ser humano. A barriga da pessoa contaminada fica muito inchada devido ao acúmulo de líquido, por isso a esquistossomose também é chamada de barriga d'água. Eles passam por 4 fases no desenvolvimento: ovo, miracídio, cercária e adulto. Seu hospedeiro intermediário é o caramujo e eles penetram no corpo do ser humano através da pele. Essa doença pode ser prevenida através do saneamento básico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário