terça-feira, 26 de agosto de 2014

Cnidários



Fonte:  www.ideiasedicas.com



Falaremos agora de águas-vivas ou melhor, de seu filo, os cnidários. Como e onde vivem e por que têm esse adverso nome? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas agora mesmo, apenas continue lendo.

Bom, cnidário é todo aquele animal que apresenta uma célula exclusiva desse grupo, o cnidócito, que fica localizado na epiderme desses animais, essa célula reage ao toque, ou seja, quando algo entra em contato com o cnidário, ela lança um "arpão" na pele do ser que o tocou. Esse arpão injeta no ser uma substância, chamada de nematocisto  que pode paralisar ou até mesmo causar a morte em alguns animais. Além disso, é a principal arma para a defesa e busca do alimento desses animais (lembrando que células são microscópicas, e essa não é exceção).

Tá, mas e os animais, quais são eles afinal? Bom, um ótimo exemplo deles é a Água-viva, outro são os corais. E como eles se alimentam? As anêmonas e as águas-vivas se alimentam de pequenos animais, atacando-os com o cnidócito, os corais, por sua vez, além de apropriar-se dessa forma de alimentação, também "são alimentados" por algas, que disponibilizam alimento aos corais, e eles fornecem sais minerais a elas. Mas e o alimento, como é digerido? Eles apresentam um sistema digestório incompleto (com um único orifício) e sua digestão ocorre parcialmente no celentetron e após nas células, apesar de só os celenterados os possuírem .

 A reprodução ocorre por meio da metagênese, onde há uma mutação entre suas gerações Para melhor entendimento, veja a imagem:


Fonte: brainly.com.br



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Poríferos

Fonte: www.clipartsegifs.com.br


Que tal falarmos de esponjas? Bom, primeiramente esponjas não são  chamadas assim no mundo da ciência e sim de poríferos, além de não serem iguais ao Bob Esponja (imagem acima), e sim mais ou menos assim:

          
Fonte:  www.curiosidadesanimais2013.blogspot.com.br

Mas como eles se reproduzem e comem? Isso é o que vocês vão descobrir nesta postagem.

Poríferos não possuem órgãos e tecidos típicos, isto é, não os possuem na forma na qual os conhecemos e sim em uma forma mais primitiva. São sésseis, não conseguem se locomover, e possuem poros (aberturas) em todo o seu corpo, esses poros servem para que a água do oceano passe por ele e chegue na cavidade do corpo chamada de átrio, ali os coanócitos (células exclusivas que fazem a digestão dos poríferos) retiram o alimento da água e fazem digestão intracelular. Após a digestão, a água sai pela a abertura maior do corpo delas, o ósculo.

Os poríferos conseguem fazer reprodução tanto a sexuada quanto a assexuada, na sexuada eles jogam na água os espermatozoides e óvulos, eles que após serem fecundados criam uma larva, essa larva procura um local bom para "crescer" e vira uma esponja. Na assexuada, "nascem" pequenas esponjas da esponja, tá deixa eu explicar melhor, acontece por meio de brotamento, um grupo de células se multiplica e forma pequenos brotos. As esponjas só utilizam a forma sexuada quando o meio onde elas estão é muito inadequado para o "crescimento", aí desta forma a nova esponja terá um local melhor para seu desenvolvimento.
Então é isso. Até mais.